Mindset(s)




Escrevo este texto, após uns dias a estudar e a praticar sobre como as emoções afectam o nosso corpo, e a verificar se o nosso corpo "responde" no mesmo sentido das nossas palavras.

Constatar o que temos dentro de nós: amor, dor, gratidão, alegria, tristeza, luz, sombra, raiva, perdão...

Muitas vezes, o nosso estado de espírito vai mudando ao longo do dia e não sabemos o que fazer com essas alterações emocionais.

No meu caso, e caso sejam emoções difíceis, preciso de alguns dias para integrar esse sentir e depois o meu objectivo é trabalhar e ultrapassar esse período menos positivo.

É bem mais fácil quando as emoções são boas 😃!

Esta forma de estar, fez-me lembrar o gráfico de Nigel Holmes que nos mostra as diferenças entre o Mindset Fixo e de Crescimento.

A questão que se coloca muitas vezes é: "Qual a direcção a seguir?"

Por vezes, a dor é tão grande que não nos apetece sequer mexer, quando mais perceber o que está por trás dessa dor...

O Midset Fixo limita as realizações e enche a mente das pessoas com pensamentos perturbadores, torna desagradável o esforço e leva a estratégias de aprendizagem inferiores.

Já as realizações importante exigem grande concentração, esforço total e um baú cheio de estratégias, que permitem que as nossas capacidades se desenvolvam e frutifiquem; isto é o que o Mindset de Crescimento nos dá.

À primeira vista, ninguém tem dúvidas qual o caminho a seguir, não acham?

Mas porque será que, por vezes, é tão difícil?

Por experiência própria, o que posso dizer é que, ao enfrentar esses obstáculos, a minha vida melhorou e bastante.

É claro que não resolveu todos os meus problemas, mas hoje sei que tenho uma vida diferente, uma vida mais rica, de crescimento, de oportunidades, de sucesso, de relações saudáveis,...

Se pensarmos bem, cada dia nos apresenta formas de crescer e de ajudar as pessoas que nos são queridas.

Como podemos deixar passar essa oportunidade?

É importante questionar-nos: "Quando, onde e como vou executar o meu plano?"

As palavras "quando", "onde", e "como" tornam o plano concreto. Perguntar "como", faz-nos pensar em todas as maneiras de realizar o plano e fazê-lo funcionar.

Se tivermos êxito, devemos pensar no que precisamos fazer para conservar e ampliar esse nosso crescimento!

E o que fazer quando pelo caminho encontramos encontrar obstáculos e dificuldades?

Seguimos em frente, sempre com esta questão em mente: "Quando, onde e como vou executar o meu plano?"

Para quem quer crescer, o ciclo é este 😃!

Boas conquistas 😉😃!


@Paula Costinha

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Minha Melhor Versão

Sobre mim