Família(s)


Todos nós já ouvimos o comentário de que a Família não se escolhe.

Se é verdade que a Família de Sangue não se escolhe, já a Família de Coração, essa podemos (e devemos) escolher.

Estas designações de Sangue e de Coração, têm muito que se lhe diga pois, a meu ver e no meu caso, a minha Família de Sangue também é a minha Família de Coração.

Por muitos desafios que a nossa Família de Sangue nos traga, a Família do Coração (ou até ser de Coração) também nos traz.

É inevitável que, ao longo da nossa Vida, haja alterações no nosso círculo de amizades.

Quando isso acontece, por vezes, ficas triste e desiludida, muitas vezes sem perceber o porquê de isso ter acontecido. Mas, mais tarde, percebes o que fez levar à separação.

Por outro lado, por vezes, ficas "mais leve" por alguma(s) pessoa(s) se ter(em) ido embora.

E, muitas vezes, não tem nada a ver com discussão.

Pode, muito simplesmente, não concordar com a forma como estás a levar com a tua vida para a frente.

Diferentes formas de ver a vida; do que queremos para nós; do querer ir mais além; do querer crescer a nível interior; do querer ser melhor hoje do que fui ontem; do querer melhorar as tuas relações; do querer seguir o caminho que ninguém quer seguir, e tantas outras razões...

Se até aos 40 anos não ligava muito a esse tema até porque tinha um círculo muito grande de amizades, mas vivia para trabalhar, para ser promovida, para ser reconhecida. E tinha uma vida social muito activa. Não parava.

Até que, tive de parar... 

Em 2013, a maior parte dos "meus amigos" saíram da minha vida. A minha Família do "Coração" e também a de Sangue estava a desmoronar-se! Posso Vos dizer que foi o pior ano da minha vida!

Mas, foi o que sucedeu nesse verão, que fez com que desse uma grande reviravolta na minha vida!

No final do Verão, e pela primeira vez, comecei a trabalhar-me a nível de desenvolvimento pessoal.

E não sabia para o que ía...

Quando lá cheguei, percebi que algo ia mudar, mas não sabia ainda a que nível.

As questões internas apareceram e tive que começar a pensar como é que eu queria viver a minha vida. Se na verdade e na honestidade ou na escuridão.

Não foi só naquele momento, mas também a partir daquele momento, até agora e daqui em diante.

Voltando às Família(s)...

Há poucos dias estava a falar com um grande amigo, que considero como irmão, que é tão bom haver amizades puras e verdadeiras, cheias de honestidade e verdade, em que existe tanta partilha mútua das coisas do dia-a-dia, dos nossos projectos, dos nossos sonhos, do que nos afecta, do que queremos fazer amanhã, duma série de coisas, e em que do outro lado do telemóvel ou da mesa, apenas ouvimos de coração aberto, cheio de amor e de felicidade pelo outro ser maravilhoso que está a falar.

É tão bom sentir este tipo de Amizade! Este tipo de Amor!

Principalmente, sem julgamentos! Sem crítica! Sem inveja!

Claro que há desafios, haverá sempre. Mais saídas e entradas acontecerão. Faz parte do crescimento de cada um.

Mas, agora, também não deixas "qualquer um" entrar na tua vida! Já não queres quantidade! Queres muita qualidade 😃!

E, neste momento, no capítulo da(s) Família(s) estou muito feliz por quem tenho à minha volta.

Gratidão profunda pelas partilhas, pelos momentos, pela companhia, pelo silêncio, pelo amor, pelo crescimento, pelo sorriso, pelo choro, pela verdade, pela honestidade, pela confiança, pelo conselho, pela profundidade,... por todos os nossos momentos!

Amo-Vos a Todos, Família(s)!


@Paula Costinha




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Minha Melhor Versão

Sobre mim

Mindset(s)